logo

3 Frutas Que São Verdadeiros Laxantes Naturais (Solta o Intestino)

3 Frutas Que São Verdadeiros Laxantes Naturais (Solta o Intestino)


Você sabia que o intestino não é usado somente para fazer o "número 2"? Um dos órgãos mais subestimados, o intestino possui funções tão importantes para nosso corpo a ponto de ser considerado por muitos como nosso segundo cérebro.

Isso acontece porque o intestino está relacionado diretamente com nossa saúde mental, pois é através dele que absorvermos as vitaminas do complexo B, responsáveis pela produção dos hormônios do bem-estar e do prazer. 

Nosso intestino é tão importante, que a prisão de ventre, ou seja, um distúrbio do bom funcionamento do intestino, pode ocasionar diversas doenças e problemas de saúde. Diversos transtornos emocionais possuem relação direta com a saúde do intestino. 


Alimentos Processados e a Prisão de Ventre


Estudos indicam uma boa parte da população ocidental possuem prisão de ventre. Dentre as pessoas selecionadas para este estudo, diversas relataram cansaço e falta de concentração quando estão constipadas. O interessante é que o estudo aponta o problema relacionado ao ocidente, justamente por conta da alimentação daqui ser mais processada e industrializada do que do oriente. Mas existem estudos que apontam um crescimento no número de pessoas que possuem problemas de intestino no oriente. Isso acontece porque a comida ocidental está ultrapassando a barreira continental e entrado através de empresas de fast foods.

Falando nisso, os fast foods são os piores alimentos para quem possui problemas de intestino. Se você deseja ter um intestino saudável e que funcione todos os dias, fique longe dos lanches rápidos de lanchonetes, pois eles são ricos em gordura ruim e pobres e fibra, compondo uma combinação péssima para a saúde intestinal.


Problemas de Intestino X Fibras das Frutas


Com a facilidade de acesso à informação, não é difícil encontrarmos hoje em dia conteúdos sobre saúde relacionados à alimentação. Então não é novidade para mim e nem para você que problemas de intestino estão, na maioria das vezes, relacionados com o que comemos, ou deixamos de comer. 

Isso é bom, pois podemos amenizar e até "curar" problemas intestinais através da adição de alguns alimentos ricos em água e fibras. Essa composição ajuda nosso intestino a de desintoxicar e desinflamar. 

Agora, quais alimentos são ricos em água e fibras?

Isso mesmo! As FRUTAS!

As frutas são ótimas opções para quem deseja combater a prisão de ventre e problemas relacionados ao intestino. Mesmo pessoas que possuem quadros graves de intestino preso, com prisão de ventre crônica, podem se beneficiar do consumo de frutas. 

A boa notícia é que as frutas, por possuírem grandes quantidades de água e fibras, ajudam a dar mais saciedade, favorecendo o bom funcionamento do nosso metabolismo e nos ajudando a emagrecer de forma saudável, simples e prática.


Frutas Laxativas e Seus Benefícios


Quando falamos sobre prisão de ventre, estamos falando sobre um incômodo que prejudica a nossa saúde. Geralmente ela está ligada à diversos fatores e podem estar relacionadas com uma certa dificuldade de digestão, um metabolismo que se tornou lento e até o ressecamento de fezes antigas por falta de ingestão de água. 

Existem pessoas que chegam a evacuar somente 3 vezes por semana e sentem dor ao fazê-lo, agravando assim o problema. Para resolver tal problema, é importante fazer uso de algumas frutas que possuem um aspecto mais laxativo que outras. Essas frutas possuem nutrientes que favorecem a digestão, se tornando grandes aliadas da saúde do nosso intestino. 

Lembrando que as frutas laxativas não precisam ser consumidas apenas por quem sofre de prisão de ventre. Elas são benéficas de um modo geral para todas as pessoas que não possuem nenhum quadro de doenças que as impossibilitam de comer frutas, como diabetes ou diarreia cronica. 

Vamos à lista de 5 frutas que possuem esse poder laxativo e se tornaram aliadas para o bom funcionamento do intestino. Além de listá-las aqui, vamos abordar também os benefícios de ingerir diariamente estas frutas. Lembre-se que frutas são ricas em vitaminas e minerais, fortalecendo nossa imunidade e melhorando nossa saúde de um modo geral. Algumas frutas que estarão em nossa lista podem chocar você e se tornar uma grande surpresa para o leitor. Mas garanto que ao conhecê-las melhor, você irá se apaixonar, e logo irá incorporá-las à sua dieta.


1 - Primeira Fruta da Nossa Lista: A Ameixa


A ameixa já entra como a primeira da lista por ser a mais popular entre as pessoas que possuem prisão de ventre. Sendo rica em fibras benéficas para nosso corpo, a ameixa é conhecida em todo o Brasil e é usada em diversas receitas diferentes, desde doces até salgadas. Pessoas com problemas de intestino, geralmente utilizam a ameixa para prepararem receitas caseiras que favorecem o bom funcionamento do intestino.

Alguns estudos mostram que algumas substâncias presentes na ameixa preta favorecem o movimento natural do intestino, dando vitalidade e energia para o órgão funcionar de uma forma coerente com sua natureza. Além disso, ela é rica em uma substância que ajuda no intestino e ajuda a emagrecer, que é o sorbitol. O sorbitol é uma substância que faz com que nosso organismo elimine mais água. Quando isso acontece, e com a ajuda das fibras, o transito intestinal fica mais acelerado. A quantidade ideal da fruta é pelo menos duas ameixas frescas ao dia. 


2 - Segunda Fruta da Nossa Lista: O Mamão


Dentre vários benefícios do mamão, podemos citar que ele é bom para ajudar a emagrecer, auxilia na digestão, é bom como cicatrizante natural, fortalece nossa imunidade, dentre vários outros benefícios. Moramos em um país abençoado, na qual o cultivo de mamão é abundante e por isso encontramos diversos tipos da fruta nas feiras locais. 

O melhor mamão para quem sofre de prisão de ventre é o mamão papaia. por conter uma quantidade maior de papaína. A papaína é uma enzima benéfica e ajuda na digestão das proteínas e aumentando a velocidade com que o bolo fecal é formado e eliminado.


3 - Terceira Fruta da Nossa Lista: O Kiwi


Um fruta ainda pouco consumida no Brasil por conta de ser mais cara que outras em algumas regiões do país. Possui um formato estranho, com uma casaca "peludinha". Mas, mesmo sendo diferente e possuindo uma aparência pouco exótica, podemos contar com o Kiwi na saúde do nosso intestino por conta de suas vitaminas e fibras. Rico em vitamina C, o Kiwi também auxilia em nossa imunidade em tempos secos e frios. 

O kiwi também possui enzimas que ajudam na digestão das proteínas, auxiliando o processo intestinal como um todo e favorecendo a formação do bolo fecal. Com isso podemos concluir que uma das frutas laxativas que podemos incluir em nosso dia-a-dia é o kiwi.


Conclusão Sobre o Benefício das Frutas Laxativas

Ao estudarmos sobre as frutas laxativas, percebemos que todas elas possuem, além das fibras,  enzimas poderosas que auxiliam na digestão de proteínas. As proteínas são mais difíceis de digestão e geralmente ficam mais tempo em nosso intestino. 

Para limpar seu intestino e se manter saudável, evite comer carne vermelha durante o processo em que incluir essas frutas em seu cardápio.